outubro-rosa

Outubro Rosa: às quartas, na Maria Açaí, vestimos rosa!

Sumário

Outubro Rosa ficou mundialmente conhecido após o Congresso Americano eleger o mês de Outubro como o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.  

O nome Outubro Rosa foi escolhido muito em relação à simbologia do laço cor-de-rosa. Hoje ele representa toda essa luta.   

No Brasil, segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer, foi a ação que começou regionalmente e se expandiu para todo o mundo, que marcou definitivamente a luta contra o câncer de mama. 

Afinal de contas, este é o segundo câncer que mais afeta mulheres no Brasil, e segundo dados do Ministério da Saúde, de 2020 a 2022 a estimativa é que cerca de 66 mil pessoas desenvolvam o câncer de mama.   

O Inca está no movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, apresentações para a população, e produzindo materiais educativos para a difusão da informação sobre a importância de detectar precocemente o câncer de mama. 

É a detecção precoce do câncer de mama que aumenta as chances de sucesso do tratamento.  

 

Você sabia? 

Você sabia que o açaí é o foco de um estudo publicado no “Journal of AgriViver Melhorl and Food Chemistry”, como agente combatente às células cancerosas? 

O açaí possui propriedades antioxidantes e os extratos do açaí, de acordo com o estudo, estimularam a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. 

O professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade da Flórida, Stephen Talcott, considera a fruta uma das mais ricas fontes de antioxidantes. Por isso, outros tipos de câncer também estão sendo estudados.  

De acordo com o Jornal O Globo, o médico brasileiro especialista em medicina esportiva, Hélio Ventura, afirmou que a “fruta pode se tornar um excelente medicamento, por seus potenciais antioxidantes e anticancerígenos, além de ser muito rica em nutrientes, entre eles o ferro”. 

 

Às quartas vestimos rosa na Maria Açaí 

Com a denominação do Outubro Rosa, muitas instituições, empresas, e organizações passaram a “homenagear” a luta contra o câncer de mama com ações diversas que envolvem o mês. 

O filme Meninas Malvadas, lançado nos anos 2000, trouxe o Plastics, o grupo de garotas mais populares e maldosas da escola, que escolheram uma quarta-feira como dia oficial para usar cor-de-rosa. 

E não é que a moda pegou?  

Hoje em dia, muitos vestem rosa fazendo menção ao filme, mas especialmente em outubro, como apoio na luta contra o câncer de mama. 

Na Maria Açaí, durante todo o mês de outubro, faremos esta homenagem. Às quartas vestiremos rosa na Maria Açaí.  

E isso é para mostrar o nosso posicionamento. Somos preocupados com a saúde da nossa equipe, e mais que isso, somos solidários a todos aqueles que lutam contra o câncer.  

Entre nesta campanha também! Faça o autoexame das mamas. Lembre alguém de fazer. Demonstrar preocupação com o próximo é também uma forma de amor. 

Leia também:

Franquia: o melhor negócio para aposentados?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress