Novembro – Mês de Combate ao Câncer de Próstata
Desde 2003, novembro é o mês mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata.
Saiba mais sobre o assunto
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. Pesa aproximadamente 20 gramas e a principal função, junto das vesículas seminais, é produzir esperma. O câncer acontece quando algum fator gera mutação no DNA das células da próstata, fazendo com que cresçam de forma anormal – esse crescimento é o que forma os tumores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 são esperados 65.840 novos casos.
Fatores de risco:
- Idade (mais de 60% são homens acima dos 65 anos);
- Etnia (maior incidência em negros);
- Alimentação inadequada (gordura em excesso e falta de vitaminas);
- Histórico familiar;
- Sedentarismo;
- Obesidade.
Sintomas
A fase inicial não apresenta sintomas. 95% dos tumores só mostram sinais nas fases avançadas, dificultando – e muito – a cura. Na fase avançada, a doença pode provocar:
- Micção frequente, principalmente à noite;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Presença de sangue e/ou sêmen na urina;
- Dor óssea pelo corpo;
- Fraqueza ou dormência nas pernas e pés.
Diagnóstico e prevenção
O diagnóstico é feito pelo exame Antígeno Prostático Específico (PSA) de sangue e o toque retal. Em muitos casos o câncer de próstata é diagnosticado somente pelo exame de toque, sem apresentar nenhum outro sintoma. Mas atenção: a ausência de sintomas não é garantia de saúde!
A força vem do cuidado, previna-se!
O acompanhamento médico de rotina é a melhor prevenção. Homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco) ou 50 anos (sem fatores) devem ir ao urologista anualmente. Alguns hábitos de vida também ajudam a evitar a doença, como:
- Ter uma alimentação saudável (frutas, verduras, legumes, grãos e cereais);
- Beber água regularmente (2 litros diários);
- Evitar exageros com bebidas alcoólicas;
- Dizer NÃO ao tabagismo;
- Fazer 30 minutos diários de atividade física.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.
SUS oferece tratamento gratuito
No Sistema Único de Saúde (SUS) existe o programa Linha Azul, que auxilia no diagnóstico e na cura da doença. Criado pelo Ministério da Saúde, ele é um itinerário terapêutico para homens que apresentam sinais e alterações na próstata. A ideia é que o paciente tenha um caminho a percorrer no sistema, desde a Unidade Básica de Saúde ao tratamento especializado.
Em novembro, todas as unidades da Maria Açaí disponibilizam informações sobre o câncer de próstata. Peça a sua e mantenha-se informado!
* Informações oficiais do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ministério da Saúde e Agência Brasil.