Lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele é celebrado mundialmente e divulga informações Ministério da Saúde, com objetivo de reduzir a incidência e mortalidade da doença.
O câncer de mama
Segundo dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. É a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no país.
Sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Como prevenir?
Mantendo hábitos de vida saudáveis e acompanhamento médico regular. Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar o realizar o exame clínico das mamas anualmente, porém, a mamografia ainda é o melhor diagnóstico. O Ministério da Saúde recomenda que, depois dos 50 anos, o exame seja feito a cada dois anos.
Além disso, tão importante quanto o exame clínico, é o autoexame de mamas – ele é feito pela própria mulher. Importante: o toque não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado.
Dicas de Prevenção da Maria
A informação salva vidas! Neste mês, os copos da Maria Açaí contêm dados sobre o câncer de mama, assim como dicas de prevenção da doença.
Previna-se! Todos juntos na luta contra o câncer de mama!