Eis a questão, meus amigos. Mas a escolha pode ser muito simples, se você parar para pensar nos critérios óbvios necessários que tornam um negócio exitoso, como por exemplo, o que te deixaria feliz por comercializar, vender para as pessoas, porque comercializar tal produto, a segurança do investimento como tempo mínimo de payback, custo total, inicial, margem de lucro e faturamento.
Normalmente começamos com as opções franchising ou montar um negócio do zero. Escolhemos franchising — a maioria das pessoas —, porque basicamente todas as práticas comerciais e de gerência foram testadas e validadas.
O modelo de franquia, seja de sorvete ou de açaí artesanal após dois anos entrega operações com resultados consolidados, cujas estratégias de marketing e publicidade foram experienciadas, retornando recorrentemente números positivos e crescentes.
Franquias de sorvete se encaixam em um dos principais critérios de segurança do empreendimento devido à condição acima, mas ao escolher uma franquia, você precisa levar em consideração alguns outros fatores para não se arrepender depois de ter comprado uma franquia de sorvete ou de açaí.
Vamos às comparações. Não gosta de ler? Então, por favor, siga para a lista no final dessa matéria (você poderá perder detalhes interessantes).
Produto vendido pela franquia de sorvete
Eu sei, obviamente é sorvete o produto comercializado por franquias de sorvete. Mas existem diferentes composições para o mesmo sabor. Um sorvete de açaí, também comercializado por autodenominadas franquias de açaí, pode apresentar uma composição um pouco maior de fruta enquanto outras marcas usam apenas aroma e saborizante de açaí, zero fruta.
Tendo em vista a composição básica do sorvete, combinação de gorduras, açúcares artificiais, saborizantes, estabilizantes, leite ou soro de leite, corantes artificiais se o seu objetivo é comercializar um alimento saudável, não seria a melhor opção trabalhar com sorvetes. Eles aparecem em diversas listas dos piores alimentos para se consumir (alguns nutricionistas sequer o consideraram alimento, como é o caso do refrigerante, um antialimento[1]).
Por outro lado, o açaí é considerado um alimento de grande valor nutricional, pois apresenta em sua composição fibra alimentar, antocianinas, minerais, particularmente, cálcio e potássio, e ácidos graxos essenciais, é o que diz o Ministério da Saúde, na Revista Alimentos Regionais Brasileiros (2015).
Especial: Açaí, a Pérola Negra da Amazônia
[1] Antialimento é todo produto que além de não nutrir, pode “sequestrar” ou perder alguns nutrientes importantes do nosso organismo quando é consumido, alguns exemplos de nutrientes perdidos são ferro, cálcio e vitamina c.
Lucratividade de franquias de sorvete
Esse é outro ponto importante para conhecer e evitar frustrações com o franchising. No caso de sorveterias, além da impossibilidade de apelo saudável ao sorvete, há o custo dos insumos, que apesar de baratos individualmente, ao serem somados, diminuem a margem de lucro dos franqueados de sorveterias, levando a um esforço maior de ganho por volume de vendas.
Para se ter uma ideia, para lucrar 6,97 reais o dono de uma franquia de açaí precisa vender apenas um simples copo de açaí puro ou com adicionais, enquanto, para ter o mesmo lucro, uma franqueado de franquia de sorvete precisará vender 3,5 bolas de sorvete para obter o mesmo lucro em franquias de sorvete gourmet ou até 19 bolas de sorvete em sorveterias tradicionais ou simples.
O último dado disponibilizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), trouxe números interessantes comparando ticket médio, uma métrica que mede o consumo médio de produtos por cliente. No estudo, de 2020, a diferença na disposição das pessoas para gastar com franquia de açaí artesanal foi superior à de franquia de sorvete em 4%, ou 0,54 centavos. E as diferenças só aumentam com os invernos cada vez mais frios.
Franquias de Açaí x A tendência global de autocuidado
A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado ano após ano, isso graças a medidas governamentais como melhora do saneamento básico, de campanhas que encorajam homens e mulheres sobre cuidados preventivos e desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para diversas doenças.
Mas nessa lista, os cuidados com a própria saúde fazem os fatores anteriores serem apenas menções honrosas, pois estima-se que há subida crescente de, em média, 2% ao ano no número de pessoas que passam a ter mais cuidados de si, seja por motivos estéticos, salutar ou ambos.
Em um grupo de causas de óbitos que inclui enfermidades infecciosas, doenças transmissíveis e crônicas, a genética ou hereditariedade é ainda a menor das causas, sendo o estilo de vida o culpado pela maior parte das doenças que reduzem a qualidade de vida ou matam.
Os principais exemplos relacionados à alimentação e, portanto, evitáveis são obviamente aquelas que mais conhecemos, por exemplo diabetes, obesidade, colesterol elevado e hipertensão.
Mas como dito acima, há cada vez mais pessoas conscientes fazendo esforços para se cuidarem. Basta uma comparação entre os temas acima em pesquisa no Google. Uma busca com o termo “alimentação saudável” reporta aproximadamente 181 milhões de resultados, enquanto uma busca pelo termo “sorvete” entrega pouco mais de 52 milhões de páginas relacionadas ao assunto. Se consideramos que palavras relacionados à saúde nos levam a artigos e conteúdos mais densos, a diferença entre os termos acima é ainda maior. Já o termo “açaí” apresenta 39,5 milhões de resultados, um resultado menor que os anteriores, mas muito significativo dado ao curto tempo de comercialização dessa poderosa fruta amazônica.
Seja pela busca por um corpo e face perfeitos ou simplesmente para se manter saudável para envelhecermos sem sofrimento, o fato é que no futuro teremos até mesmo equipamentos mais avançados para monitoramento pessoal da nossa saúde, feito em casa ou na rua, como já existem medidores digitais de pressão arterial e os incríveis glicosímetros que transferem informações de uma pequena gota de sangue coletada através de uma fita metálica (tira-teste) para um mini leitor em menos de 5 segundos para acompanhamento dos níveis de glicose. Sem mencionar os detalhes das novas tecnologias que nos acompanham em apps fitness, os contadores de passos, de calorias, proteínas etc.
Uma triste verdade sobre franquias de sorvete
Conscientes disso e das próprias necessidades, mais críticos em relação ao que comem os possíveis clientes de uma franquia de sorvetes podem não frequentá-la ou não tornarem-se clientes assíduos, fidelizados.
Como medida para contornar os efeitos dessa mudança na forma de consumo dos públicos, muitas franquias de sorvete estão passando a se autodeclararem franquias de açaí, vendendo um sorvete com sabor que mesmo com uma quantidade maior de açaí, não se aproxima do sabor original da fruta.
Um sorvete de açaí tem um sabor ligeiramente azedo ou como alguns dizem com intenção pejorativa, “gosto de terra”. Isso acontece porque a primeira e única experiência que tiveram com açaí foi na forma de sorvete, aquele feito com adoçantes artificiais, gorduras trans e saborizantes idênticos ao natural.
O verdadeiro açaí não apresenta de fato sabor doce, por isso pode ser complementado ou complementar receitas doces e salgadas. Diz-se que é o açaí que torna os complementos como leite em pó ou farinha mais gostosos, não o contrário, devido a sua característica de ácidos graxos e carboidratos perfeitamente harmônicos.
O açaí batido na hora, transportado sob congelamento, esse sim pode ser associado com a prática de exercícios físicos e a uma vida atlética, saudável, ativa. Sua fonte energética de ácidos graxos permitem mais tempo de treino e sua rica composição de antioxidantes ajuda na regeneração muscular.
Leia mais no artigo a seguir: Açaí, a Pérola Negra da Amazônia.
O inverno impacta o desempenho das franquias de sorvete?
Essa é muito fácil e você sabe a resposta. Mas eis aqui alguns números. Em média, as vendas de sorvetes podem diminuir em mais de 70% no inverno rigoroso. Aqueles franqueados de sorveterias que não conseguem manter a operação durante os meses frios adotam novos pratos e receitas para as estações frias e chuvosas, descaracterizando o negócio.
Mas, é a recomendação de muitas franqueadoras ou franquias de sorvete para manter suas operações. Dessa forma, empreender com sorveteria sequer representa um compromisso em ser especialista em sorvetes, salvo marcas gigantes e já conhecidas no mundo.
Outro problema relatado por donos de sorveterias é que ao incluir no cardápio preparações mais complexas como crepes recheados, waffles artesanais, panquecas, chocolate quente, lanches assados, vitaminas, tapiocas e tortas, há um aumento expressivo no custo da operação, tornando a mesma inviável nos prazos, o que explica o tempo médio de funcionamento das sorveterias, mesmo aquelas autodeclaradas franquias de açaí, melhor apenas que negócios feitos do zero (menos de 2 anos, Sebrae), diferente da média do franchising, onde as unidades funcionam por pelo menos 5 anos.
Essa mesma tentativa de fugir dos efeitos da sazonalidade também é fator para as taxas de turnover (troca de funcionário, rotatividade) permanecerem em níveis acima da média quando comparado com outros negócios e segmentos alimentícios.
Acredita-se que os baixos salários e insatisfação dos funcionários com o excesso de funções são os responsáveis por fazer o segmento de sorveterias ter um turnover de mais de 20%, em relatório da ABF em 2020, contra 14% da Maria Açaí Franquias.
A família cresceu (de novo): Maria Mais Laka® e Oreo®: o match perfeito!
Investimento em franquia de sorvetes
Das marcas mais conhecidas associadas à ABF (clique aqui para ver a lista), os valores de investimento nessas franquias de sorvete ou sorvete de açaí iniciam em 70 mil reais, e o investimento inicial médio é de 152.905,26 reais. Cento e cinquenta mil reais para vender sorvetes.
Com o mesmo montante, é possível criar a sua própria rede de sorveteria, considerando um custo inicial de 30 mil reais sem capital de giro.
Obviamente os desafios serão muito maiores, e até que seja possível consolidar a sua marca e as práticas operacionais pode ser que seu empreendimento tenha um custo um pouco mais elevado que o esperado ou nem dê certo. Estamos sendo muito sinceros, pois se trata do seu dinheiro, afinal.
Na lista acima é possível conferir as sorveterias, franquias de sorvete de açaí e açaí artesanal de verdade (apenas 2 na lista). A recomendação é que se for tomada decisão no sentido de se tornar um franqueado, é prudente que você considere apenas os nomes vinculados à Associação Brasileira de Franchising.
Saiba mais sobre o nosso modelo de microfranquia: Maria Delivery.
Porque uma franquia de açaí artesanal ao invés de franquia de sorvete
- Se é franquia de alimentação saudável que você procura, o ideal é investir em uma franquia de açaí de verdade, se a sua motivação é levar um produto saudável para as pessoas e contribuir com a saúde de todas elas;
- Todas as pessoas. Esse é um ponto crucial no sucesso de um negócio, muito melhor que sushi e outros produtos demasiadamente nichados (só vende para um público específico ou muito exclusivo), o açaí artesanal é consumido por indivíduos de diversas idades, seja pela busca por novas experiências de sabor diversificado pelos complementos ou por praticantes de esportes e pessoas ativas interessadas por fast food (comida rápida) energético e saudável;
- Sazonalidade afeta qualquer negócio, o que torna um negócio mais seguro que o outro é a sua capacidade de diversificar sem deixar de ser um especialista, e equilibrar margem de lucro para o franqueado e preço final mais baixo aos clientes. Com 57 complementos, é possível comer açaí artesanal da Maria Açaí de mais de mil maneiras diferentes (sim, contratamos matemáticos para fazer as contas), e ao incluirmos os produtos premium com chocolate aquecido, frutas in natura e é claro, açaí batido na hora, temos um negócio pouco afetado pela sazonalidade;
- Uma franquia de açaí, está estrategicamente mais condicionada ao sucesso em qualquer prazo, pois acompanha a tendência global pela busca por qualidade de vida através da alimentação saudável, diferente de uma franquia de sorvete, ainda que seja uma franquia de sorvete de “açaí”;
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- Retorno do investimento. Levando em consideração o custo médio de compra e implantação de uma franquia de sorvete, informado acima como maior que 150 mil reais e um esforço de vendas para compensar uma baixa margem de lucro, é possível que para algumas das opções indicadas na lista da ABF sejam necessários até 3 anos para você receber de volta o seu investimento. Algumas franqueadoras ou franquias de sorvete indicam até linhas de crédito pra tornar a compra do negócio possível, especialmente as aceleradoras de franquias (veja aqui uma matéria sobre o tema), tornando o payback ainda mais longo;
- Com 152 mil reais você pode montar o seu próprio negócio, mas correndo os riscos de fracasso prematuro, pois as chances de empresas desse tipo darem errado é de quase 40% (fonte), quase a metade, mas como aprendemos a enxergar o “copo meio cheio” então você pode, sim, tentar. Por outro lado, pode iniciar com um modelo de entrada conhecido como microfranquia, há algumas opções como o nosso modelo de Delivery, que pode ser adquirido a partir de 86 mil reais (já incluído o capital de giro). Um negócio enxuto, passível de ser administrado pela família, com retorno do investimento em 12 meses e apoio da franqueadora Maria Açaí desde a implantação até o marketing;
- Se você e a sua família buscam um negócio na área de alimentação saudável (de verdade), com retorno mais rápido que a média do setor, apoio na gestão da sua unidade, sem cobrança de faturamento sobre royalties, entrega sem frete aos franqueados, taxas fixas e baixíssimas – nosso fundo de propaganda custa apenas 800 reais e é fixo – produtos inovadores em parceria com grandes marcas internacionais como Mondelēz e Associated British Foods (veja o cardápio), de boa margem e fácil fidelização, sua busca terminou.
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