Exercícios físicos quando acompanhados de uma alimentação saudável, intensificam os resultados, por isso, muitos atletas estão consumindo açaí pré e pós treino.
Dentre tantos alimentos que podem compor uma alimentação saudável, o açaí está no topo, pois é rico em carboidratos complexos, ômega 6 e 9, fibras e vitaminas C e E. A fruta é excelente para quem deseja ter mais energia durante os treinos.
O que especialistas dizem sobre o açaí
Segundo a nutricionista Giovana D’Aloisio (CRN-3: 65386/P), além do fator energético, o alimento auxilia também na redução do estresse muscular, visto que o açaí possui propriedades antioxidantes, dessa forma agindo na regeneração dos músculos após exercício físico.
Além disso, atletas que consomem açaí como pré-treino demoram mais para chegar ao estado de exaustão devido à existência de ácidos graxos que são usados como fonte energética.
A fruta, que é consumida em todo o Brasil, também auxilia na reposição da glicose que é perdida durante o treino.
Outro ponto lembrado pela nutricionista são os benefícios para a saúde do atleta. Indicando como principais:
- Diminuição do colesterol;
- Da gravidade de doenças hepáticas;
- E até prevenção contra convulsão.
Açaí não engorda
Embora alguns profissionais recomendem o consumo de açaí para atividades físicas com duração maior do que 60 minutos, isso não quer dizer que seja um alimento super calórico.
Sem adição de açúcares e em seu estado artesanal, esse superfood amazônico possui menos de 60 calorias a cada 100g, enquanto um pão francês possui mais de 250 kcal/100g.
Então, ao contrário do que muitos pensam, não se trata de um alimento hipercalórico, pois apresenta uma quantidade baixa de calorias e muito menos na forma de carboidratos simples.
Saiba porque o açaí é considerado um superfood (superalimento)
De acordo com o Live Science: “Os superalimentos contêm uma variedade de nutrientes, como antioxidantes, que podem prevenir o câncer. Eles também têm gorduras saudáveis, capazes de prevenir doenças cardíacas; fibras que previnem diabetes e problemas digestivos; e fitoquímicos – produtos químicos nas plantas responsáveis por cores e cheiros profundos, que podem ter inúmeros benefícios à saúde.”
E o açaí possui todas essas características, por isso, é considerado um superalimento ou superfood.
Benefícios do açaí
Outros benefícios dessa super fruta amazônica, são:
- Redução de gorduras ruins, como o colesterol;
- Melhora do sistema imunológico;
- Prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer;
- Regula o intestino;
- Protege contra diferentes tipos de câncer.
Ainda falando sobre os benefícios do fruto, o açaí da Maria é artesanal, produzido no coração da Amazônia e conta com 4 vezes mais fruta na formulação.
Aqueles que desejam aliar exercícios físicos a uma alimentação saudável, precisam, então, incluir esse superalimento em sua dieta.
Leia também:
MA Registra Recordes de Vendas no Delivery em Plena Pandemia (Ler);
Açaí: você sabe da história desta canção? (Ler).
Baixe grátis: