Estudos-mostram-que-abelhas-sao-as-responsaveis-por-pelo-menos-90-da-polinizacao-nas-plantacoes-de-acai

Estudos mostram que abelhas são as responsáveis por pelo menos 90% da polinização nas plantações de açaí

Sumário

Um estudo recente, realizado pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), concluiu que as abelhas impactam positivamente nas plantações de açaí e técnicas de sustentabilidade estão sendo implementadas para garantir a cadeia de produção do açaí.

O inseto por meio do transporte do pólen, é o responsável por pelo menos 90% do trabalho de polinização das flores da palmeira. Outras espécies de insetos também são responsáveis por tal transporte, entretanto, as abelhas nativas e sem ferrão são as que se sobressaem.

 

Plantações de açaí são beneficiadas sobretudo por abelhas

“Descobrimos que mais de 70 espécies de insetos, incluindo abelhas, moscas, vespas, formigas e besouros, transportam pólen de açaí. Mas as abelhas nativas, incluindo espécies sem ferrão (Meliponinae) e solitárias (como as da família Halictidae), carregam pelo menos oito vezes mais pólen do que os outros insetos e representam seis em cada dez visitas de insetos às flores de açaí”, revela a agrônoma da UFRA Leilane Bezerra.

Segundo estudos também da Embrapa, a polinização feita pelas abelhas aumenta em até 25% a produtividade do açaizeiro.

A polinização e sua importância

A bióloga Raquel Suzana Oehninger de Vasconcellos explica a importância desse processo para a plantação de frutos como o açaí:

– A polinização nada mais é que o transporte dos grãos de pólen (estruturas que protegem e contêm os gametas masculinos) até os órgãos reprodutivos femininos, para que futuramente ocorra a fusão dos gametas, mais conhecida como fertilização e assim sejam formadas as sementes e frutos.

Ou seja, ela é extremamente importante, pois sem a polinização, seja ela feita através de insetos como as abelhas ou através do vento, por exemplo, não ocorre a formação de frutos e sementes.

 

Técnicas que evitam a diminuição das abelhas e consequente impacto sobre as plantações de açaí

Entretanto, pelo manejo do açaí se tratar de uma atividade basicamente extrativista, muitos produtores acabavam retirando outras espécies vegetais do entorno para deixar espaço somente para a plantação do fruto.

Isso impactava a plantação, principalmente em relação à polinização, visto que as abelhas se utilizam de árvores e plantas nativas para se alimentarem e formarem suas colmeias.

Por conta disso, técnicas de sustentabilidade têm sido apresentadas aos produtores de modo a diminuírem os impactos causados pela alta extração e também, melhorar a cadeia de produção, com frutos de melhor qualidade.

 

Você poderá se interessar por:

Franquias de açaí crescem em 200% nos últimos anos no Brasil (Ler agora);

Maria Açaí Registra Recordes de Vendas no Delivery e Novas Franquias em Plena Pandemia (Ler agora);

Maria Açaí oferece desconto na taxa de franquia de até 20 mil (única) reais (conheça).

 

Baixe grátis:

 

 

Leia também:

Franquia: o melhor negócio para aposentados?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress