5 benefícios do açaí para a saúde 

Sumário

Assim como Carnaval e futebol, o açaí se tornou uma paixão brasileira. Ele é típico da Amazônia, mas se encontra por todo o país e nas mais variadas receitas. Seja com pratos salgados, doces, em forma de suco ou batido com guaraná, uma coisa é certa: faz bem de qualquer jeito. O açaí é cheio de benefícios para a saúde! 

Você já ouviu o termo superfruta? É a categoria dos alimentos mais nutritivos da natureza, que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Frutas como morango, uva, amora e framboesa estão nesse grupo. E, é claro, o açaí também.  

Vem comigo que eu vou te contar o porquê: 

 Nutrição para o corpo  

Além do ômega-9 e das vitaminas B1, B2, C e E, o açaí é rico em fibras, proteínas, lipídios e uma infinidade de sais minerais como manganês, fósforo, ferro, cálcio, potássio, cobre e magnésio. Ufa! Tudo isso é fundamental para manter nosso corpo forte e saudável, portanto, cabe aqui um ditado: quanto mais nutrientes, melhor. 

Propriedades anti-inflamatórias 

Outro super componente dessa superfruta são os antioxidantes. O açaí tem vários deles e cada um traz um benefício diferente. Os fenólicos, por exemplo, são anti-inflamatórios e atuam no alívio de dores e inflamações (agudas ou crônicas) como alergias, enxaqueca e cólica menstrual. 

Aumento da imunidade e prevenção de doenças 

Graças aos antioxidantes consumir açaí também fortalece o sistema imune, ajudando tanto no combate, quanto na prevenção de doenças – que vão desde um simples resfriado até alguns tipos de câncer. Essa ação se entende a infecções, anemia, demência, Alzheimer, Mal de Parkinson e até doenças cardiovasculares, entre outras. 

Previne o envelhecimento precoce 

Ainda nos antioxidantes, precisamos falar das antocianinas. Junto com os flavonoides, elas reduzem os danos dos radicais livres e auxiliam na proteção das células, mantendo-as jovens. As antocianinas são responsáveis pela cor roxa dos alimentos, ou seja, dá pra ver que o açaí é repleto delas. 

Manutenção do peso e redução do colesterol   

Apesar de calórico o açaí pode, sim, ajudar na manutenção do peso. As fibras da fruta aumentam a saciedade enquanto as antocianinas regulam as células de gordura, o que estabiliza o organismo e diminui o temido efeito-sanfona. É por consequência disso, inclusive, que o colesterol diminui, já que as antocianinas evitam a formação de placas nos vasos sanguíneos.  

Então, o que achou? Bastante coisa, não é?! E ainda tem mais. O açaí também trabalha no bom funcionamento do intestino e da pressão arterial, além de ser uma poderosa fonte de energia.  

 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ele pode auxiliar até mesmo no controle de doenças neuropsiquiátricas como o transtorno bipolar, o borderline e o transtorno de personalidade múltipla. Esse estudo foi feito em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e a Universidade de
Toronto, no Canadá. 

 

Depois de tanta informação, sobraram pontos positivos para o nosso açaí! Qual tal aproveitar o momento e colocá-lo de vez na rotina?  

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Beijinhos da Maria. 

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