Traduzido como mapa de calor, heatmap, é a representação em cores da concentração de características relacionadas a consumo e atribuídas a um grupo de pessoas consideradas como clientes potenciais pelas empresas e franqueadoras, daí o termo que remete a “quente”. Uma ferramenta indispensável para escolha inteligente do ponto comercial. Aprenda mais a seguir.
Observação: Heatmap pode se referir também a ferramentas de neuromarketing, especialmente utilizadas no marketing digital para mapear o comportamento de compra dos consumidores nos sites, anúncios e outras ações de publicidade a fim de tornar melhor a comunicação entre marca e consumidor, melhorar pontos e argumentos de venda de um produto ou serviço. Geralmente indica pontos visuais que mais chamam a atenção dos clientes e geram maior interação.
Título: HeatMap: Geomarketing para compra de franquia.
O que é Geomarketing?
É sobretudo um recurso na administração de marketing cuja função primordial é definir pontos comerciais com as melhores chances de dar certo.
Geomarketing funciona integrando diversos critérios do público desejado pela franqueadora em uma unidade visual. Ou seja, informações básicas como renda, idade e mais avançadas como tendência de consumo via delivery e volume de fluxos de pessoas e automóveis, são combinadas e apresentadas em cores, indicando volume, intensidade e frequência.
Veja o exemplo abaixo:
Para mais informações, acesse: https://www.geofusion.com.br/blog/7-mapas-potencializam-canais-de-distribuicao-e-vendas-na-industria/
Geomarketing para compra de franquia: evitando concorrentes e canibalismo
Concorrente é todo comércio ou comerciário que pode diminuir a sua receita. Pode ser por comercializar produtos da mesma categoria, alimentos em geral, ou do segmento, açaí artesanal, sorvetes diversos ou sorvete de açaí.
Esses últimos consideraríamos concorrentes diretos, que você pode evitar, ou encarar, se tiver algo superior em critérios como qualidade, preço, variedade e atendimento surpreendente, tudo isso junto.
Concorrentes indiretos como lanchonetes, pizzarias, restaurantes e quaisquer outros negócios especializados em salgados, alimentos nichados (sushi) ou pouco saudáveis, por exemplo, podem dar mais chances de o seu negócio não apenas sobreviver, mas aproveitar-se desse fluxo de forma benéfica, se você e sua franqueadora apresentarem bem os seus diferenciais. Nesse caso, esse tipo de concorrência seria vantajoso para você e o seu negócio.
Quanto ao ‘canibalismo’, nos referimos à existência de unidades operacionais da mesma franqueadora nas proximidades. Para evitar esse problema, antes de comprar uma franquia, leve em consideração, com observação própria e dados de estudo oferecidos pela franqueadora, os riscos e vantagens de ter uma operação próxima de outras existentes.
A maioria das franqueadoras segue critérios rigorosos de proteção das unidades e estratégias de mercado que permitem que novas unidades operacionais sejam abertas a partir de 1.500 metros de distância umas das outras.
Geomarketing para compra de franquia
Por demonstrar taxa de assertividade acima de 70%, quando bem utilizadas, ferramentas de geomarketing são indispensáveis para aqueles processos de compra de franquia, se deseja-se depender ao mínimo de intuição, como acontece na maioria dos negócios de varejo simples: “Ah, temos aqui alguns comércios locais e essas duas quadras sempre estão cheias de pessoas, são bem movimentadas”.
Um erro comum nesse tipo de análise intuitiva é que não considera se aqueles transeuntes seriam atraídos a consumir o seu produto ou melhor, se voltariam outras vezes, ainda que o que você vende possua características mínimas de qualidade.
Eles podem estar ali por diversas razões, e por reunirem características como idade, poder aquisitivo e peculiaridades psicográficas ou comportamentais, podem simplesmente não serem o público ideal para o seu produto.
Veja só, você se convence do potencial de uma região por notá-la sempre ou com grande frequência, movimentada. Mas ao instalar a sua franquia de açaí ou sorveteria percebe que os potenciais clientes estão ali por causa dos ‘barzinhos’ e outros pontos de entretenimento, e pelo mesmo motivo, a maioria dos pais não permite e não conduz suas crianças, preocupados com o ambiente onde a atraente loja de açaí está localizada.
Para quais modelos de franquia utilizar o Geomarketing
Geomarketing pode garantir o sucesso na compra de qualquer modelo de franquia, pode até ser capaz de indicar o tipo de franquia mais adequado para compra.
Por exemplo, caso você escolha não ter delivery (o que não aconselhamos), suas vendas dependerão 100% de fluxo de pessoas, sendo nesse caso necessário buscar um ponto numa rua movimentada ou um quiosque de shopping ou praia.
Todos os modelos de franquia da Maria Açaí incluem em seus estudos de região tendências de consumo por delivery, tendo em vista que não é mais uma tendência e sim um modo consolidado de compra online e consumo de alimentos que, a propósito, salvou muitos negócios durante a pandemia de covid-19.
O formato de venda por delivery é tão necessário que a franqueadora Maria Açaí não apenas obteve recordes de vendas entre 2020 e 2021, como desenvolveu um modelo de negócio exclusivamente dedicado a pedidos pelos aplicativos de entrega: o Maria Delivery, microfranquia.
A Maria Açaí Franquias utiliza mapas de calor ou Geomarketing?
Sim. Faz parte de um estudo minucioso que considera as opiniões e percepções dos candidatos a franqueados, o qual com suporte na escolha do ponto a partir de mapas inteligentes e informações que vão além de dados visuais, faz a escolha final do ponto, a partir dos dados recebidos, nossas considerações e suas próprias inferências.
A estratégia tem dado certo, pois a rede tem se firmado entre as redes com maior sucesso no franchising, tendo mais de 40% dos seus franqueados com mais de uma operação.
O Processo da escolha do ponto com Geomarketing na compra de franquia
Tudo começa com um cadastro nesta página, e após os primeiros contatos com os consultores de expansão, os candidatos evoluem sem compromisso para a etapa de estudo de região, isso antes mesmo de pagar a taxa de franquia e assinar o contrato (diferente do que acontece em algumas aceleradoras).
Após estudo da região, o candidato a franqueado pode escolher o local, em seguida dá início aos trâmites legais e pagamentos iniciais para finalmente ser considerado um franqueado.
Conheça todos os detalhes da nossa implantação através deste material gratuito: Minipédia de Investimento em Franquias.
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