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Dia Mundial (dos Direitos) do Consumidor 

Sumário

Embora muito explorada do ponto de vista comercial, a data de hoje (15 de março) tem um significado que vai muito além de promoções, brindes e benefícios para o consumidor da sua marca.

Na realidade, a tradução literal de “World Consumer Rights Day” é “Dia Mundial dos DIREITOS do Consumidor”, deixando explícito o sentido da comemoração.

Origem da Data 

Foi em 15 de março de 1962 que o ex-presidente norte-americano John F. Kennedy discursou notificando o Congresso dos Estados Unidos que gostaria que abordasse com mais abrangência os direitos do consumidor.

Kennedy salientou que “todo consumidor tem direito, essencialmente, à informação, à segurança, à escolha e ser ouvido”.

Com a força da palavra de um dos homens mais influentes do mundo, abriu-se então o debate acerca do tema que, à época, não vislumbrava com bons olhos a reivindicação de direitos pós-compra.

Todavia, foi apenas no ano de 1983 que a data foi oficialmente instaurada, disseminando a cultura dos direitos do consumidor ao redor no globo.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em março de 1991, servindo de incentivo para desenvolvimento dos nossos PROCON’s.

Sustentabilidade – Tema do Dia Mundial do Consumidor 2021 

A conscientização também é parte vital do dia 15 de março. A temática da data em 2021 é “Tackle Plastic Pollution”. Na tradução literal: “Derrubando a Poluição de Plásticos”, mas foi adaptado para “O Consumidor Sustentável” no Brasil.

Helena Laurent, Diretora Geral da Consumers International, afirmou:

“A poluição por plásticos é uma das questões mais urgentes que nosso planeta enfrenta. A consciência do consumidor sobre a crise de plásticos vem crescendo em todo o mundo. O consumidor tem um papel fundamental na formação dos mercados, e devemos apoiá-los a como mobilizar empresas e governos para garantir que o consumo sustentável seja acessível a todos.” 

 Na Maria Açaí 

Aqui na Maria, estamos em contato constante com o consumidor, visando identificar suas preferências, vontades, dores e, principalmente, quando se demonstram insatisfeitos com algo. Afinal, estamos aqui para servir!

Mais recentemente, passamos a incentivar os Maria Lovers a não solicitarem a colher de plástico no Delivery – o que reduziu a utilização de colheres em 220 mil unidades em 2020. Nossa parte por um mundo mais sustentável!

 

Seja qual for a situação, se você se sentir lesado(a), busque reivindicar seus direitos. O PROCON, assim como outros serviços de atendimento ao consumidor, foram criados para ouvi-lo(a) e defendê-lo(a). 

 

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