montar-cronograma-estudos

Como montar um cronograma de estudos para 2022

Sumário

Fevereiro começou e com ele, chega ao final as férias estudantis. Seja no colégio ou na faculdade, a preparação para o novo ano letivo é a mesma: escolher materiais, preparar o despertador e organizar os novos horários. E é nesse último tópico que iremos te ajudar hoje! 

Montar um cronograma é uma maneira simples e eficaz de planejar e se adaptar novamente à rotina de estudos. Esse método também é muito utilizado para se preparar para grandes provas e concursos, como o Enem, que exigem que o estudante se dedique a aprender diversas áreas ao mesmo tempo.  

Veja aqui os passos indispensáveis para começar a montar o seu cronograma de estudos: 

 

  1. Aplique a técnica SMART

 SMART é o acrônimo de Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based.  

Specifics: “específico”, seja objetivo e claro;
Measurable: “mensurável”, inclua no cronograma o que é possível fazer;
Attainable: “alcançável”, há coisas que é possível controlar, há outras que não. Foque na primeira opção na hora de se planejar;
Relevant: “relevante”, priorize os assuntos de maior relevância;
Time-based: “temporal”, monte o cronograma com o tempo que você tem disponível. 

Essa técnica servirá para te ajudar a distribuir sua atenção aos assuntos que mais importam.  

  1. Tenha uma agenda ou calendário para o cronograma

Os horários devem ser anotados em algum lugar de fácil acesso. Seja uma agenda, um calendário, um Bullet Journal ou até um aplicativo como o Google Agenda, o importante é ter um local onde os dias e horários de cada semana e mês estejam separados, para que você possa visualizar a sua rotina. 

  

  1. Defina os horários para cada atividade

Primeiro, crie uma lista geral com tudo o que você faz durante a semana. É importante colocar todas as atividades como aulas, cursos, prática de esporte, atividades extracurriculares, grupos de estudo etc. Em seguida, coloque-as no seu cronograma de acordo com o dia e horário que você realiza cada uma. 

 

  1. Separe tempo para refeições e descanso

Uma mente saudável é uma mente descansada. Depois dos horários fixos, coloque os horários em que você se alimenta e, também, os momentos de descanso e lazer. Essa pausa nos estudos é muito importante para evitar sobrecargas.  

 

  1. Coloque os horários de estudos autônomo

Horários de estudo autônomo são os momentos em que você estuda por conta própria. É aqui que você realmente vai fixar o que está aprendendo, pois são poucos os alunos que conseguem memorizar o conteúdo em apenas uma aula. Lições de casa, trabalhos escolares, redações etc, também devem entrar neste tópico. 

 

  1. Tenha momentos “reserva”

Esses horários são espaços na sua agenda para imprevistos durante a semana. Você também pode usá-los para reforçar algum conteúdo ou descansar. 

 

  1. 7. Seja realista com os horários

Planejar os horários de estudo é muito importante, mas mais do que isso é ser realista com a sua capacidade. Não coloque horários muito próximos um do outro e sempre mantenha uma folga entra as atividades. Poucas pessoas conseguem terminar algo e iniciar outra coisa logo em seguida, é essencial que sua cabeça descanse também. 

 

  1. Separe os conteúdos que você precisa estudar

Com os horários e atividades montados no cronograma de estudos, chegou a hora de organizar os conteúdos. Faça um levantamento de tudo que você precisa estudar ao longo de um período de tempo. 

Por exemplo, se está estudando para vestibular, separe as matérias: Biologia, Química, Física, História, Geografia, Português, etc. Uma boa dica é unir as atividades similares no planejamento, por exemplo: se amanhã você tem mais aulas de uma matéria, tente estudar para essa matéria no mesmo dia.

 

  1. Adeque-se sempre que necessário

O cronograma não precisa ser seguido inteiramente à risca, da forma como você montou no primeiro dia, ainda mais se esse for o seu primeiro. Adeque-se sempre que achar necessário e faça mudanças de acordo com o que se mostrar mais efetivo para você. 

 

Agora que você já sabe como montar um cronograma de estudos, é só colocar em prática. A última dica é: antes de iniciar, lembre-se de levar em consideração os horários em que você está mais “acordado”. Algumas pessoas têm maior capacidade de concentração durante a manhã, outras à tarde. Pense nisso quando estiver separando os conteúdos. 

 

E aí, o que achou das minhas dicas? Conta aqui embaixo quais suas expectativas de estudo para 2022 e o como o cronograma está funcionando para você! 

 

Beijinhos da Maria! 

Leia também:

Franquia: o melhor negócio para aposentados?

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress