A ABF – Associação Brasileira de Franchising, é a grande representante e também a autoridade brasileira do franchising, setor que representa para muitos empreendedores, uma alternativa segura na hora de investir.
Isso porque as empresas prontas para franquias oferecem um modelo de negócio já testado e aprovado.
A ABF conta com mais de 1.100 associados divididos entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor.
Fundada em 1987, a entidade organiza todo o sistema de franquias no Brasil, bem como planeja ações que beneficiam o setor.
Com a palavra, o presidente da ABF
De acordo com André Friedheim, diretor presidente da ABF, o grande propósito da instituição é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente. “Além disso, mantendo o setor próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético”, apontou.
Fomentar: transitivo direto Proporcionar os meios para o desenvolvimento de (algo); estimular, promover, desenvolver.
A ABF promove capacitações por meio de cursos presenciais e on-line, incentiva à inovação, e dissemina as melhores práticas através de eventos e congressos.
Destaque para as feiras de franquia. A edição de São Paulo, por exemplo, atrai mais de 60 mil pessoas. Outra ação que merece destaque é a realização de missões internacionais mantendo contato direto com mercados como Estados Unidos e Europa, ou em ascensão, como a China.
“Creio que, diante do cenário atual, temos três desafios a frente: primeiro, reorganizar nossa cadeia de valor. Segundo, atrair novamente o consumidor. Por fim, e mais de longo prazo, reestabelecer a confiança do mercado, permitindo assim o retorno do crescimento sustentável do setor”.
Franquias Maria Açaí e a ABF
Associada ABF desde 2017, a franqueadora Maria Açaí está no mercado há pouco mais de quatro anos e já tem mais de 90 franquias em seis estados diferentes, mantendo um crescimento médio anual de 30%. Durante a pandemia, teve recordes em vendas através do delivery e registrou número histórico em vendas de novas unidades.
Além de oferecer um produto diferenciado, a Maria Açaí oferece aos franqueados a oportunidade de empreender em quatro modelos de negócio: loja, quiosque, contêiner e mais recentemente o modelo Delivery, focado em vendas por aplicativos parceiros, com um custo quase 3x mais baixo que o formato de loja.
Se interessou? Faça um cadastro para falar com um de nossos consultores de expansão clicando aqui.
Leia também:
Quanto custa uma franquia de açaí?
Franquias de baixo custo: vale a pena investir em negócios consolidados;
Por que investir em uma Franquia de Comida?
Baixe grátis: