Com certeza você já ouviu muito por aí: franquia, franchising, franqueador, franqueado. Mas afinal, o que é franchising?
Procuramos o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para entender o termo e o contexto em que ele é aplicado.
Franquia ou franchising empresarial
De acordo com o Sebrae, franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual o “franqueador (dono da franquia) cede ao franqueado (pessoa com o desejo de abrir a franquia) o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços”.
Ou seja, é um modelo de negócio que permite ser replicado e colocado em prática por outros empreendedores, porém, sem perder a própria essência.
Bastante interessante para aqueles que buscam empreender, a franchising permite que uma marca já consolidada tenha uma espécie de “filiais com outros donos”.
Nesse sentido, a marca já foi testada, já está padronizada, e por isso se torna tão interessante para novos empreendedores.
Franchising é a oportunidade de abrir um negócio próprio, tendo como aliado o know-how e a expertise da franqueadora. O que diminui consideravelmente os riscos do negócio.
Vantagens competitivas
Entre as vantagens competitivas da franchising ou franquia estão:
- Credibilidade da marca já consolidada
- Expertise
- Padronização
- Produtos ou serviços já testados no mercado
- Orientação e treinamento
Há franchising que oferece não somente sua expertise, mas também um plano de negócio para o novo franqueado.
Vale ressaltar que isso não significa que o franqueado pagará pela franquia e o seu negócio “andará sozinho”. É preciso colocar o lado empreendedor em prática. Somente ele é capaz de tocar seu próprio negócio.
Case Maria Açaí
A Maria Açaí enquanto franqueadora oferece ao mercado um modelo de negócio consolidado e que já foi aprovado por mais de 80 franqueados em seis estados brasileiros. Entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Na contramão da crise econômica anunciada em função da pandemia de coronavírus, a Maria Açaí registrou recorde em vendas de unidades, além de ter registrado também o crescimento agressivo das vendas via delivery.
Presente no Guia de Franquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), a Maria Açaí tem um produto diferenciado, o verdadeiro açaí. Com quatro vezes mais fruta, o açaí da Maria é artesanal e não leva emulsificantes. Outra grande vantagem é que ele é batido na hora.
Quer saber mais sobre a Maria Açaí e se tornar um franqueado, clique aqui.
Leia também:
Como ser um Franqueado Maria Açaí;
Investir em Franquias — Conceitos e comparação com outros investimentos.
Baixe grátis: