Com o aumento das medidas restritivas em diversas cidades do Brasil, em decorrência da pandemia de coronavírus, bares, restaurantes e o comércio em geral tiveram de fechar suas portas. A alternativa para continuar faturando, foi investir no delivery. Quem optou pela estratégia tem o que comemorar.
O Brasil e o mundo foram pegos de surpresa com o fechamento repentino do mercado físico. Por isso tiveram que se adaptar.
De acordo com a Forbes, a tecnologia auxiliou e muito nesse processo de adaptação, e o setor que mais vem se destacando é o alimentício com o delivery de comida.
Recentemente o Sebrae e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizaram uma pesquisa que revelou que antes da pandemia, cerca de 54% dos empresários brasileiros já haviam optado pelo delivery em seus negócios. Por outro lado, durante a pandemia, esse percentual subiu para 66%.
Maria Açaí e as plataformas de delivery
O mercado de açaí, um dos que mais crescem no Brasil, também precisou inovar para enfrentar a pandemia e continuar faturando.
A Maria Açaí, maior franqueadora do verdadeiro açaí no país, também registrou crescimento.
“A franqueadora investiu no delivery e expansão das plataformas online, rompeu a exclusividade com o iFood e fechou parceria com a Uber Eats, 99Food e Rappi. Já estamos negociando com as plataformas Delivery Much, Wabi e James Delivery”, explicam os diretores da empresa. (Encontre todos na Google Play Store)
Segundo eles, as vendas via delivery registraram um crescimento de 21% no faturamento dos franqueados Maria Açaí. A empresa ainda registrou aumento de novas franquias comercializadas na fase mais acirrada da pandemia.
Transformação digital
Para Vitor Magnani, presidente da associação Brasileira Online to Fofline (ABO2O), e do Conselho do Comercio Eletrônico da Fecomercio/SP, a transformação digital no setor alimentício veio para ficar.
“Mesmo no pós-pandemia, estabelecimentos deverão manter as duas formas – física e online – funcionando perfeitamente para entregar a melhor experiência para o cliente”.
Segundo ele, o delivery não é algo passageiro e os empresários precisam ver isso com bons olhos.
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Maria Açaí no Guia de Franquias 2020-2021 da Associação Brasileira de Franchising;
Investir em Franquias — Conceitos e comparação com outros investimentos.
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